Seguindo a Guria Arteira!

segunda-feira, 14 de junho de 2010

Etiqueta à mesa:

glitters

As normas de etiqueta à mesa surgiram na antiga França, onde até hoje é considerada como sinônimo de requinte e refinamento.
Regras de etiquetas não são coisas do passado. Ao contrário, a falta delas em determinadas ocasiões pode comprometer a imagem para sempre. E acredite, elas não existem por acaso! Por mais que pareçam complicadas, foram criadas para facilitar a vida e a convivência entre as pessoas. Por isso, conhecê-las é melhor maneira para não se sentir estranho no ninho diante de uma mesa arrumada detalhadamente com pratos, talheres e copos, por exemplo.


As normas de etiqueta à mesa são as mesmas, independente do estilo de recepção que você irá realizar, o que irá interferir na composição da mesa será o cardápio oferecido. Talheres, pratos e copos sempre estarão dispostos à mesa de acordo com o cardápio que você preparou. E a pontualidade é o primeiro sinal de elegância por parte dos convidados, embora muitos pensem o contrário. O máximo de atraso permitido é de 15 minutos para um jantar com horário marcado.
Não é necessário passar por um vexame para aprender como evitá-lo. Para não cometer gafes à mesa é preciso que as pessoas realmente interessadas procurem conhecer algumas regras básicas e, assim, evitar erros como segurar os talheres de maneira errada (o que é percebido de imediato pelas outras pessoas), encher com comida ainda na boca, comer rápido demais….

Dicas:

•Comer com as mãos nem sempre é pecado. O pão é um alimento que pode ser partido com elas, sobre o pratinho em que é servido.
•Um jantar formal também permite peças que fujam do clássico. Dê um toque de descontração à mesa com o colorido de pratos e guardanapos.
•As bebidas são servidas pelo lado direito e de acordo com os pratos. Nunca encha até a boca os copos (somente 2/3 da taça).
•A primeira travessa é levada pelo lado esquerdo do convidado (se for à francesa ele mesmo se serve). Os pratos sujos devem ser retirados também pelo lado esquerdo. Os pratos limpos sempre entram pela direita do convidado.
•Servir homens e mulheres partindo sempre da convidada de honra.
•Evite fazer pilhas ao retirar os pratos, primeiro são retirados os pratos e depois os copos.
•Ao terminar a refeição, o café pode ser servido à mesa ou na sala de estar.
FONTE: http://www.idealdicas.com/

2 comentários:

Anônimo disse...

Uma boa dica para receber bem os amigos!Gostei!Bjs,

Verena disse...

Querida Sônia,
Gostei muito deste Post...
Um beijinho carinhoso
Verena

Clique na imagem e...