Seguindo a Guria Arteira!

quinta-feira, 7 de julho de 2011

MADEIRA DE DEMOLIÇÃO



Eu adoro móveis feitos de madeira de demolição. Pena que sejam tão caros. Mas nas lojas com fabricação própria é bem mais em conta. Sai por menos da metade do preço.

Sobre a madeira de demolição:

Madeira de demolição: bela, correta e versátil

Luciana Ackermann - O Globo Online

São várias as possibilidades que existem por trás de uma madeira de demolição. Dá para manter a característica mais crua e rústica, alterar as tonalidades, com tratamentos de ácidos, retirar as camadas de tintas, reservando alguns resquícios ou plainá-la, deixando com cara de nova. Enfim, designers de interiores, arquitetos e decoradores aproveitam todas as possibilidades que a madeira oferece para criar seus projetos. Peroba, ipê e freijó estão entre as mais usadas.

A arquiteta e designer de interiores Fernanda Lima conta que, praticamente, começou a dar seus primeiros passos na área há 20 anos, quando comprava peças em depósitos para serem restauradas e vendidas. Desde aqueles tempos, ela mantém contato com uma série de depósitos de demolição em diferentes pontos do Brasil: Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Florianópolis e Bahia.

Para ela, só há vantagens no uso desse tipo de madeira. Costuma usar madeira de demolição nas mobílias, como estantes e mesas de jantar, em pisos, portas e janelas.

- São bonitas, ecologicamente corretas e, às vezes, têm preços mais baixos. Além de resistente, a madeira é atemporal, não depende das tendências da decoração - afirma Fernanda.

São bonitas, ecologicamente corretas e, às vezes, têm preços mais baixos. Além de resistente, a madeira é atemporal, não depende das tendências da decoração
Ela explica que o processo de transformação da matéria-prima à peça final, entre a limpeza da madeira, a confecção e o acabamento, que definirá a tonalidade e a textura da madeira varia de uma semana a um mês, dependendo da quantidade de peças a ser confeccionada. Uma estante, por exemplo, segundo Fernanda, leva uma semana para ficar pronta.

O economista Jorge Garcia conta que, há mais de 20 anos, cultiva o hábito de viajar para diferentes estados em busca de objetos de decoração. Já comprou portas antigas que se tornaram aparadores e mesas em sua casa. Depois de ouvir muitas recomendações de amigos e familiares que se encantavam com os objetos de sua casa, resolveu abrir sua loja, a Trapiche Carioca, localizada numa antiga fábrica de chocolate em Santo Cristo.

Garcia explica que trabalha exclusivamente com a peroba. Faz um verdadeiro trabalho de garimpo nas cidades do interior da Bahia e do Rio Grande do Sul em busca de fazendas e estâncias com casas de colonos abandonadas. No local, contrata uma equipe para desmontar as casas e, numa carreta, traz tábuas, ribas e vigas distribuídas em quatro oficinas no Rio de Janeiro. Ele mesmo faz os desenhos de suas criações e encomendas de seus clientes.

- Com o trabalho de pesquisa de campo, eu consigo garantir preços mais acessíveis numa madeira boa, que será transformada em produtos interessantes - afirma Garcia.

Na Trapiche, são três as formas de acabamentos da madeira de demolição: o descacado, em que são retiradas as várias camadas de tintas, mantendo apenas alguns pontos de uma de suas cores; o maquinado, em que se retiram todas caracteríscas da passagem do tempo, deixando-a com cara de nova; e o rústico, que mantém as marcas e registros de sua história.

- As peças em madeira trazem aconchego ao ambiente e permitem uma mistura harmoniosa com os objetos modernos - acrescente Garcia.

DAQUI.


Algumas ideias para você:










Adoreeeei. E você?

DAQUI.



4 comentários:

Penélope disse...

Sònia, minha amiga!
Que beleza de postagem.
Já vi muito desses móveis, acho belos, mas não sabia da origem correta.
Obrigada por partilhar.
Abraços

Profa Luiza Correia disse...

Lindos móveis...E reciclar é preciso.
Amooo seus blog`s. Estou 15 dias de férias e vou passar por todos. Bjus. Luiza.

Sél disse...

Amei a estante *-*

beijos minha Musa...bom domingo ^^

Unknown disse...

Oi Boa tarde, Somos fabricantes de móveis de demolição, confira o nosso site temos vários produtos, e os preços não são caros como citado no blog, Confira! www.moveismoura.com.br

Clique na imagem e...