· telefone de empresa deve ser usado exclusivamente para assuntos ligados à própria empresa;
· telefonistas e recepcionistas são o primeiro contato com a empresa: daí a importância de saberem atender bem ao telefone;
· não atormente quem liga obrigando-o a ouvir as famigeradas caixinhas de música ou alguma rádio que anuncia aos berros músicas e produtos que não lhe interessam; se a sua empresa tem informações a dar por esse sistema, que sejam de boa qualidade, variadas e realmente significativas - fora isso, é melhor o silêncio;
· qualidades da comunicação telefônica: rapidez, clareza, determinação, objetividade, concisão, precisão, amabilidade, simpatia;
· voz clara, boa dicção, correção gramatical;
· não usar vocativos afetivos: "Bem", "Querido", "Neguinha", "Meu Filho" etc.
· a expressão hoje tão usada "Quem gostaria?" contém um grave erro gramatical. O verbo gostar exige objeto indireto; assim, o certo é "Quem gostaria de falar com ele?"
· Também é errado perguntar :" Quem deseja?" O correto é: "Quem deseja falar com ele?" O verbo desejar exige a presença de um objeto direto;
· sempre usar tratamento formal: "senhor", "senhora"; às vezes a voz é jovem mas a pessoa não o é - não se arrisque;
· dar títulos para os outros mas não para si mesmo: "O Dr. X deseja falar com o Senador Y;
· não abusar de telefone emprestado: não fazer negócios, não manter longas conversas amistosas, não dar telefonemas íntimos; só usar o telefone que não lhe pertence para recados urgentes, sempre pedindo licença antes e agradecendo depois;
· para tratar de assuntos relacionados com o trabalho, ligar para a empresa;
· ligar para a residência apenas para tratar de assuntos urgentes, desculpando-se por estar importunando (nesse caso, respeitar horários de refeição e não ligar antes das dez horas nem depois das vinte e duas a não ser que se conheçam os horários habituais da pessoa chamada ou que se tenha permissão para fazê-lo); respeitar horários de programas de televisão e sempre perguntar se a pessoa está livre para atender;
· ter sempre à mão todo o material necessário para o telefonema: dados, agenda, informações pertinentes, papel, canetas etc.
· ter as idéias bem organizadas, um roteiro do que vai ser falado, para ser rápido, objetivo e conciso;
· quem liga se identifica dizendo apenas o nome da empresa e, a seguir, nomeia quem vai falar e com quem deseja falar agora usando títulos para ambos;
· chamada cortada deve ser refeita por quem chamou;
· quem liga aguarda na linha que a pessoa chamada atenda; se o chamado for feito por assistentes, quem aguarda na linha é a pessoa que deseja falar e não o assistente;
· em caso de haver um grande desnível hierárquico, o mais hierarquizado, mesmo sendo quem pediu o chamado, entra na linha por último;
· o assistente deve filtrar chamados com muita diplomacia: uma triagem inteligente e delicada é diferente de uma barreira autocrática;
· se houver demora, voltar de tempos em tempos à linha com alguma informação: "O ramal ainda está ocupado: por favor aguarde mais um momento";
· anotar todos os chamados com nomes corretos, empresa , hora, assunto;
· não fazer comentários nem manter conversas paralelas junto ao telefone para não ser ouvido pela pessoa que aguarda na linha;
· não repetir em voz alta nomes de pessoa ou empresa, assunto, número de telefone, endereço etc. defronte pessoas que estejam na sala de espera com o risco de se cometer alguma indiscrição;
Celulares
Servem todas as regras acima. Devem ser usados com discrição, sem invadir o "espaço sonoro" das pessoas que estiverem ao lado do seu usuário.
Se não for do interesse do grupo. desligar ou colocar em "vibracall" em qualquer situação em que possam prejudicar a atenção dos demais : espetáculos públicos, cerimônias, reuniões etc.
Encontrei aqui:
http://www.etiquetasocial.com.br/
· telefonistas e recepcionistas são o primeiro contato com a empresa: daí a importância de saberem atender bem ao telefone;
· não atormente quem liga obrigando-o a ouvir as famigeradas caixinhas de música ou alguma rádio que anuncia aos berros músicas e produtos que não lhe interessam; se a sua empresa tem informações a dar por esse sistema, que sejam de boa qualidade, variadas e realmente significativas - fora isso, é melhor o silêncio;
· qualidades da comunicação telefônica: rapidez, clareza, determinação, objetividade, concisão, precisão, amabilidade, simpatia;
· voz clara, boa dicção, correção gramatical;
· não usar vocativos afetivos: "Bem", "Querido", "Neguinha", "Meu Filho" etc.
· a expressão hoje tão usada "Quem gostaria?" contém um grave erro gramatical. O verbo gostar exige objeto indireto; assim, o certo é "Quem gostaria de falar com ele?"
· Também é errado perguntar :" Quem deseja?" O correto é: "Quem deseja falar com ele?" O verbo desejar exige a presença de um objeto direto;
· sempre usar tratamento formal: "senhor", "senhora"; às vezes a voz é jovem mas a pessoa não o é - não se arrisque;
· dar títulos para os outros mas não para si mesmo: "O Dr. X deseja falar com o Senador Y;
· não abusar de telefone emprestado: não fazer negócios, não manter longas conversas amistosas, não dar telefonemas íntimos; só usar o telefone que não lhe pertence para recados urgentes, sempre pedindo licença antes e agradecendo depois;
· para tratar de assuntos relacionados com o trabalho, ligar para a empresa;
· ligar para a residência apenas para tratar de assuntos urgentes, desculpando-se por estar importunando (nesse caso, respeitar horários de refeição e não ligar antes das dez horas nem depois das vinte e duas a não ser que se conheçam os horários habituais da pessoa chamada ou que se tenha permissão para fazê-lo); respeitar horários de programas de televisão e sempre perguntar se a pessoa está livre para atender;
· ter sempre à mão todo o material necessário para o telefonema: dados, agenda, informações pertinentes, papel, canetas etc.
· ter as idéias bem organizadas, um roteiro do que vai ser falado, para ser rápido, objetivo e conciso;
· quem liga se identifica dizendo apenas o nome da empresa e, a seguir, nomeia quem vai falar e com quem deseja falar agora usando títulos para ambos;
· chamada cortada deve ser refeita por quem chamou;
· quem liga aguarda na linha que a pessoa chamada atenda; se o chamado for feito por assistentes, quem aguarda na linha é a pessoa que deseja falar e não o assistente;
· em caso de haver um grande desnível hierárquico, o mais hierarquizado, mesmo sendo quem pediu o chamado, entra na linha por último;
· o assistente deve filtrar chamados com muita diplomacia: uma triagem inteligente e delicada é diferente de uma barreira autocrática;
· se houver demora, voltar de tempos em tempos à linha com alguma informação: "O ramal ainda está ocupado: por favor aguarde mais um momento";
· anotar todos os chamados com nomes corretos, empresa , hora, assunto;
· não fazer comentários nem manter conversas paralelas junto ao telefone para não ser ouvido pela pessoa que aguarda na linha;
· não repetir em voz alta nomes de pessoa ou empresa, assunto, número de telefone, endereço etc. defronte pessoas que estejam na sala de espera com o risco de se cometer alguma indiscrição;
Celulares
Servem todas as regras acima. Devem ser usados com discrição, sem invadir o "espaço sonoro" das pessoas que estiverem ao lado do seu usuário.
Se não for do interesse do grupo. desligar ou colocar em "vibracall" em qualquer situação em que possam prejudicar a atenção dos demais : espetáculos públicos, cerimônias, reuniões etc.
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