Seguindo a Guria Arteira!

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Etiqueta à mesa




 12 regras de etiqueta à mesa. Saber se comportar à mesa é indispensável tanto para o anfitrião como para o convidado. Veja as regras fundamentais. Conheça Decor Ação.

Passos:

1 - As suas mãos devem estar limpas na hora de pegar os talheres e o copo, ou a taça, durante a refeição. Tente manter a beirada do prato sempre limpa.
2 - Antes de começar a comer, coloque o guardanapo aberto sobre as pernas. Utilize-o exclusivamente para limpar os lábios e os dedos.
3 - Não fale de boca cheia, nem faça barulho ao mastigar os alimentos.
4 - Antes de beber qualquer coisa, engula o que tiver na boca e limpe os lábios com o guardanapo. Depois de beber, enxugue os lábios.
5 - Ao se servir, depois que você tocar um alimento, coloque-o no seu prato. Não o deixe no recipiente de onde outras pessoas vão se servir.
6 - Não use os seus talheres para se servir de alimentos em travessas, bandejas, potes, etc.
7 - Sirva-se de porções dos alimentos sem ficar escolhendo partes ou pedaços que lhe agradam mais.
8 - Se ao provar algo você não gostar do sabor ou sentir que está em mal estado, e for impossível engolir, coloque de volta no prato discretamente, cobrindo a boca e o garfo com a mão. Depois cubra esse alimento com algum outro para não deixá-lo à vista. Não faça comentários.
9 - Se depois de algumas garfadas você estiver convencido de que o prato que lhe serviram não é do seu gosto ou já estiver satisfeito, cruze os talheres e não continue comendo.
10 - Não passe alimentos do seu prato para o de outra pessoa, nem bebidas de um copo para outro.
11 - Não é educado pedir para repetir um prato, mas, se lhe oferecerem, você pode aceitar, se desejar.
12 - Se quiser algo que está sobre a mesa, mas fora do seu alcance, peça-o a quem está mais perto. Nunca passe o seu braço na frente dos outros para pegar alguma coisa.

*Dicas Adicionais para evitar gafes à mesa, seja em casa de amigos ou restaurantes:

1 - Não é delicado interromper a refeição de alguém em um restaurante. Quando a intimidade é grande, cumprimente rapidamente, sem pegar na mão ou fazer as pessoas se levantarem.
2 - Quando terminar de comer, coloque os talheres paralelamente sobre o prato. Tanto faz que seja na horizontal, diagonal ou na vertical, mas mantenha a faca acima do garfo ou à direita.
3 - Se precisar ir ao banheiro no meio de um jantar, peça licença à pessoa que estiver sentada ao seu lado, tomando o cuidado de não interrompê-la se ela estiver falando.
4 - Caso esteja resfriada e precise espirrar, coloque a mão em concha sobre o nariz e os lábios e tente espirrar sem fazer barulho, mantendo a boca fechada.
5 - Seja delicada, fale baixo e não gesticule com os talheres na mão. Já pensou se você acerta molho de tomate na camisa branca de alguém?
6 - Dobre as folhas da salada. Em vez de cortá-las, basta fazer uma trouxinha com a ajuda dos talheres.
7 - Segure o frango com guardanapo. Se ele for servido à mesa, e não como aperitivo, retire as lascas de carne com o garfo.
8 - Abra o guardanapo de pano no colo. Após a refeição, coloque-o sobre a mesa, do lado esquerdo do prato. Guardanapos de papel permanecem na mesa mesmo.


Um comentário:

Lourdinha Vilela disse...

Gostei muito das dicas, a gente sempre passa por despercebido sobre algumas delas.É sempre bom saber e aplicar.
BJS.

Clique na imagem e...