Seguindo a Guria Arteira!

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Cabelos brancos - Parte I:

ImageChef Sketchpad - ImageChef.com

Por Gustavo Monteiro
Aqui:
http://msn.bolsademulher.com/cabelos/cabelos-brancos-100593.html

Aparece um aqui, outro acolá e quando você se dá conta a cabeça está cheia deles. Não tenha medo, cabelos brancos fazem parte do ciclo biológico e, mais cedo ou mais tarde, vão aparecer na vida de todo mundo. Nesta matéria vamos explicar o porquê desse fenômeno e dar dicas para quem está nos dois times: o das que gostam do visual grisalho e querem mantê-lo elegante e o das que detestam os cabelos brancos e não abrem mão de escondê-los.

Como diz a sabedoria popular, a preocupação é que faz os cabelos ficarem brancos, não é mesmo? O dermatologista Marcelo Bellini explica que, embora a afirmação tenha um quê de verdade, o que ocorre é resultado da própria fisiologia humana. A canície, nome científico dado à despigmentação capilar, acontece devido à falta de formação de melanina, responsável pela cor dos melanócitos, as células formadoras da matriz dos cabelos, e está associada principalmente a fatores genéticos.

Porém o stress e traumas emocionais também pode ser causadores. Em geral, explica Bellini, os homens têm um embranquecimento mais acelerado que as mulheres, com maior quantidade de fios e mais precocemente, mas não existe nenhum estudo que justifique essa incidência. A idade em que os fios brancos começam a aparecer é variável, mas normalmente isso acontece após os 30. Nas negras, depois dos 40.

VEJA AQUI DICAS DE COMO CUIDAR DOS FIOS BRANCOS

Para os portadores da Síndrome de Werner, a despigmentação costuma chegar antes dos 20 e tem rápida progressão. O dermatologista paulistano lembra que distúrbios hormonais e alterações da tireóide podem precipitar o aparecimento. Com relação à dieta existem estudos que correlacionam a canície à carência de zinco (presente em sementes, carnes, peixes, ovos), cobre (grãos, soja, salmão, folhas verdes) e ácido pantotênico (fígado, ovos, peixes, grãos integrais, verduras escuras etc).

Como é o fio branco?

Os fios brancos não são mais fracos que os coloridos. Ao contrário. "Geralmente se apresentam mais fortes e rebeldes, pois as cutículas são mais fechadas e coesas", esclarece Bellini. Também não há correlação entre canície e calvície, ou seja, os cabelos brancos não necessariamente vão cair. Inclusive, contrariando o que reza a crendice popular, não é recomendável arrancar os fios descoloridos, sob pena de se enfraquecer a matriz, interrompendo-se o crescimento capilar naquela área.

Fique por dentro: a palavra "grisalho" vem de "gris", cinza em francês, cor que as cabeças com os cabelos brancos adquirem se observados a uma certa distância. Obviamente nos cabelos escuros nota-se com maior nitidez o aparecimento de fios brancos - e geralmente mais precocemente. Já as loiras e ruivas tendem a desenvolvê-los mais tardiamente. E se você pensa que eles surgem apenas na cabeça, atenção: com o avanço da idade, atingem a região pubiana e, no caso dos homens, o tórax.



8 comentários:

Mari disse...

Oi amiga, adorei as dicas, pois já estão me aparecendo os primeiros bracos, rsrsrs...
Vim desejar um ótimo final de semana!!
Beijos no coração!♥
Mari

LUCONI disse...

Menina linda adorei as fotos, agora as dicas são excelentes, mas eu já estou com ele todo branco, deste os 35 anos, acredito que foi na época de grande stress, beijos Luconi

Miriam de Sales Oliveira disse...

Soninha,acho q/ poucos vão entender,mas,adoro meus cabelos brancos.E eles são muito elogiados!
Trato-os com o xampú da L'Oreal,o Silver,importado,mas,vale a pena; ele dá um toque prateado nos fios e acaba o amarelão q/ é a desgraça de quem tem cabelos de neve.
Cuido muito dos meus - bom corte ,cuidados,hidratação - e me sinto muito bem com eles.
A velhice faz parte do ciclo da vida e,como tal,deve ser respeitada.Mesmo porque a alternativa é muito pior. rsss bjks

Lúcia Soares disse...

Sônia, pinto os cabelos, para "esconder" os brancos, mas para mim é uma "tortura". Deixo passar além da conta o dia de retocar, já "ensaiei" duas vezes deixá-los sem pintar, mas acabo desistindo.
Mas só vou pintá-los até uma certa idade, depois vou declarar meus brancos, com muito orgulho! rsrs

marciagrega disse...

Soninha adoro homens de cabelos brancos, já as mulheres ficam muito envelhecidas e apáticas com eles...
Eu pinto os meus, mas como sou cabeleireira tomo todo o cuidado para mantê-los sempre hidratados.
O Richard Gere é meu sonho de consumo!!! kkkkkk

Beijão

Sandra Portugal disse...

Soninha você caprichou na seleção de homens de cabelos grisalhos, que na minha opinião imprime um charme incrível ao homem maduro!
Também acho que o impacto na mulher nunca é o mesmo em relação ao charme, pois na mulher envelhece bastante.
Adorei a matéria!
Parabéns
bjs Sandra
http://projetandopessoas.blogspot.com//

Lilá(s) disse...

As dicas são excelentes, já tenho bastantes cabelos brancos que não pinto pois fazem madeixas e disfarçam bem, se bem que gosto muito de cabelos brancos e grisalhos.
Bjs

Lilá(s) disse...

As dicas são excelentes, já tenho bastantes cabelos brancos que não pinto pois fazem madeixas e disfarçam bem, se bem que gosto muito de cabelos brancos e grisalhos.
Bjs

Clique na imagem e...