Seguindo a Guria Arteira!

segunda-feira, 27 de junho de 2011

POR QUE O CABELO CAI MAIS NO INVERNO?


Assim como as folhas das árvores, os fios de cabelo também tendem a cair mais no inverno. E uma das maiores causas da queda capilar na temporada é o uso da água quente.

Segundo a terapeuta capilar Patrícia Maciel, mesmo que involuntariamente, utilizamos a água do chuveiro bem mais quente nessa época. Apesar de aconchegante, essa alta temperatura potencializa a ação do cloro e de outros metais existente nas tubulações. Isso acelera a produção das glândulas sebáceas, aumentando então a oleosidade dos fios e a presença de fungos, que favorecem a queda, caspa e seborreia. Portanto, o ideal é utilizar água morna à 20°C.

Além disso, “os alimentos mais calóricos que ingerimos no inverno aumentam a produção sebácea, formando mais óleo no couro cabeludo, inibindo a oxigenação e obstruindo o poro piloso”, aponta Patrícia.

Para completar, o aumento do uso de bonés, lenços, toucas e chapéus faz com que a ventilação do couro cabeludo seja prejudicada, dando origem a mais oleosidade e proliferação dos fungos.

Se você costuma sentir os fios mais oleosos no frio, Patrícia sugere então uma receitinha caseira simples: “Pegue uma touceira de hortelã, centrifugue com ½ copo de água filtrada e coe muito bem. Após a lavagem dos cabelos, aplique 20 gotas no couro cabeludo e massageie, sem enxaguar. A solução pode ser conservada em geladeira”.

Por Daniela Carasco
DAQUI!




Um comentário:

Anne Lieri disse...

Legal a dica da hortelã!Realmente no inverno deixo o chuveiro bem mais quente para tomar banho!Bjs,

Clique na imagem e...